Madgermany (2010)


Title: Madgermany
Photographer(s): Annett Bourquin
Designer(s):  Annett Bourquin and Julien Albertini
Writer(s): Theresia Ulbrich, Asmus Hess and Héctor Guerra Hernández
Publisher: Self-published
Pages: 96
Language: German and Portuguese
ISBN: –
Dimensions: 17.5 x 22.5 cm
Edition:
Country: Mozambique

2 thoughts on “Madgermany (2010)

  1. Madgermanes, os que estiveram na Alemanha (RDA). Nome por que são conhecidos em Moçambique os antigos contratados para trabalharem na RDA em fábricas e minas. Mais de 20 anos depois do regresso continuam a manifestar-se nas ruas de Maputo.
    Foram mais de 20 mil homens e mulheres jovens que, entre 1979 e 1989, partiram para Berlim, depois distribuídos por todo o país. Para além de escaparem à guerra civil, à fome e ao serviço militar, estavam – sem que o soubessem – a trabalhar para pagar as dívidas de Moçambique à RDA.
    Todos os meses uma fatia do salário era descontada e transferida para Maputo, desaparecendo também parte das contribuições para a segurança social. Acreditavam que o dinheiro estaria à sua disposição quando regressassem a Moçambique.
    De regresso a Maputo, em 1989 e 90, foram-lhes retirados no aeroporto os documentos que atestavam o tempo de trabalho e as quantias deduzidas no salário. Segundo dados alemães estará envolvido um total de 93 milhões de dólares (74,4 em deduções salariais e cerca de 18,6 em prestações sociais), o que corresponderia, sem juros, a uma média de 4300 dólares por pessoa. Para além da destruição de expectativas e de itinerários de vida.
    Fotografado em Maputo e em cidades da RDA, incluindo retratos e documentos, este livro – photobook – é um documentário sobre um episódio dramático da história dos dois países, incluindo contribuições escritas de dois antropólogos e um jornalista sobre a situação anterior e actual dos “madgermanes”. Entidades oficiais da Alemanha e a empresa Alumniportal Deutschland apoiaram o projecto. Publicado em Lisboa como ed. da autora, sem data (dp 2010).

    Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s